AUDIÊNCIA PÚBLICA

Reunião debaterá situação do Centro de Saúde Piratininga

Unidade em Venda Nova estaria funcionando em local com más condições de acesso e mobilidade

quinta-feira, 21 Agosto, 2014 - 00:00
Evento debaterá condições do Centro de Saúde Piratininga

Evento debaterá condições do Centro de Saúde Piratininga

Avaliar as condições de atendimento, trabalho e funcionamento do Centro de Saúde Piratininga, localizado no bairro de mesmo nome (região de Venda Nova), é o objetivo da audiência pública a ser realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento, na próxima segunda-feira (25/8), às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek.

O requerimento é de autoria do vereador Doutor Sandro (Pros), que visitou o centro de saúde junto à Comissão. O parlamentar afirma que a unidade funciona em uma casa adaptada, com pouco espaço e más condições de acesso e mobilidade, pois possui escadas e consultórios no segundo andar. Além disso, sofre com carência de profissionais. “Existe a promessa da Prefeitura de construir um novo centro de saúde com recursos do Orçamento Participativo, mas até hoje ele não foi feito. A comunidade afirma que a Secretaria de Saúde tem falado em implantá-lo por meio de Parceria Público-Privada, o que é uma incoerência, porque o OP já garante os recursos. Temos que apurar”, afirmou o parlamentar.

Segundo informações do membro da Comissão Local de Saúde, Gislene Gonçalves, embora a Prefeitura informe que a unidade é responsável pelo atendimento de 13 mil pessoas, o universo real é de 18 mil, atendidas por quatro equipes de profissionais, nem todas completas – faltam médicos e 10 agentes comunitários de saúde. Ainda de acordo com Gonçalves, a situação do posto motivou uma ação judicial na Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde.

Foram convidados para o evento representantes das secretarias municipais de Saúde e Governo; do Conselho Municipal de Saúde; do Conselho Distrital de Saúde Venda Nova; das gerências do Distrito Sanitário de Venda Nova e do Centro de Saúde Piratininga; da Mesa Diretora e Membros da Comissão Local de Saúde, além da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde.

Superintendência de Comunicação Institucional