REUNIÃO PLENÁRIA

Oposição quer CPI para apurar desabamento do viaduto na Av. Pedro I

Parlamentares solicitaram apoio para abertura de CPI, que requer mínimo de 14 assinaturas

segunda-feira, 4 Agosto, 2014 - 00:00

A responsabilização da Prefeitura Municipal e a preocupação com os moradores do entorno do viaduto Guararapes, que desabou sobre a pista da Av. Pedro I no último dia 3 de julho, foram temas abordados durante o “pinga-fogo” da segunda reunião plenária de agosto, realizada nesta segunda (4/8). Vereadores da oposição usaram o microfone para denunciar a situação das famílias e solicitar assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o ocorrido.

Segundo vereadores da oposição, que se revezaram ao microfone, insegurança, falta de informações, transtornos e insatisfação com as acomodações provisórias fornecidas pelo Município definem a situação dos moradores vizinhos ao viaduto Guararapes, que foram removidos de suas casas. Garantindo estar acompanhando de perto o desenrolar da questão, os parlamentares relataram as reclamações que vêm recebendo das pessoas, principalmente em relação à ausência de diálogo e de respostas claras por parte da Prefeitura.  

Questionando a carta lida em Plenário na última sexta-feira pelo líder do governo na Casa, vereador Preto (DEM), na qual a Prefeitura garante que todos os moradores orientados a deixar seus imóveis estão bem alojados e assistidos, os oposicionistas denunciaram a insatisfação e a insegurança vivida por eles, devido à incerteza sobre o futuro e à precariedade da situação em que se encontram, afastados de seus pertences e animais de estimação. O descontentamento motivou a realização de uma passeata de protesto no último dia 26 de julho, na Av. Pedro I.

Foram apontadas ainda questões como o desperdício de recursos públicos, já que a obra teria custado o dobro do previsto inicialmente, deficiências no planejamento, execução e fiscalização da obra e possíveis riscos em outras estruturas recém-construídas na cidade.   

Assinaturas para CPI

Pedindo a assinatura dos colegas para a instalação de uma CPI, Juninho Paim (PT) propôs ainda que nada seja votado na Casa enquanto a Prefeitura não der respostas claras sobre a questão do viaduto.

Pedro Patrus (PT) conclamou todos os colegas para o estabelecimento de um “pacto para a cidade”, com a finalidade de investigar e entender o que aconteceu. Patrus criticou ainda a existência de três investigações paralelas sobre o caso, nas quais as partes “empurram” a responsabilidade para as outras, e defendeu a realização da CPI na Câmara, cujo requerimento já contaria com sete assinaturas até o momento.

Também foi apontada a responsabilidade da Prefeitura e da Sudecap no acidente, na condição de contratantes, administradores e fiscais das intervenções. Lamentando o acidente, o vereador Jorge Santos (PRB) negou que sua bancada seja “mandada” pelo prefeito e ponderou que, ainda que solidária às vítimas do acidente e engajada na apuração dos fatos, a Câmara não pode parar. Elogiando o trabalho da oposição na Casa, Santos propôs a realização de uma reunião do Colégio de Líderes para avaliar os projetos e estabelecer acordos para sua inclusão na pauta de votações do Plenário.

Mineirão

Durante a reunião, também foi abordada a questão da proibição de estacionamento no entorno do Estádio Magalhães Pinto (Mineirão) em dias de jogos, que estaria prejudicando e desestimulando a presença dos torcedores. Aplicada durante a Copa do Mundo, a medida não se justificaria em eventos de menor porte, e sua imposição prejudica principalmente idosos, crianças e pessoas com deficiência, que precisam caminhar até 3 km para chegar ao estádio.

Por falta de quórum mínimo necessário para a votação dos projetos, a reunião foi encerrada e a pauta transferida para a próxima terça-feira (5/8).

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional