TV CÂMARA

Mercado de trabalho e consumo consciente de água em pauta

Desemprego e desperdício serão alguns dos assuntos discutidos

quarta-feira, 13 Agosto, 2014 - 00:00

Desemprego, qualificação dos trabalhadores, gargalos da mão-de-obra e os números de emprego. Essas são algumas das questões a serem abordadas no Câmara Debate que estreia nesta quinta-feira (14/8), com o tema  mercado de trabalho em Belo Horizonte. Os números na capital e região metropolitana apresentam uma relativa estabilidade nos últimos anos, mas a desacelaração da economia pode começar a influenciar a empregabilidade.

Segundo pesquisa do Dieese e da Fundação João Pinheiro, a taxa de desemprego em Belo Horizonte aumentou de 5,9%, em junho do ano passado, para os atuais 6,3%. O índice geral de desemprego ainda é considerado baixo por especialistas, mas há preocupação sobre as perspectivas para o segundo semestre. A pesquisa do Dieese apontou, ainda, que o tempo médio de procura por trabalho despendido pelos desempregados aumentou de 25 para 26 semanas entre maio e junho deste ano. Já o rendimento médio real dos ocupados caiu 0,9% em maio em relação a abril, para R$ 1.944.

Para debater as questões relacionadas ao mercado de trabalho, foram convidados o analista do IBGE, Antônio Braz de Oliveira e Silva; o representante da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Osmani Teixeira de Abreu; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), João Carlos de Amorim; e a economista da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Ana Paula Bastos.

O programa vai ao ar na próxima quinta-feira (14/8), às 18h (Canal 11 – NET e OI TV). As reprises ocorrem nos domingos, segundas, quartas e sextas, às 6h30, e sábados e terças, às 18h.

Câmara Entrevista

Com estreia na próxima sexta-feira (15/8), às 18h, o Câmara Entrevista debaterá o consumo consciente de água. Relatório sobre água e saneamento da Organização das Nações Unidas (ONU) estima que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%. Ainda de acordo com a entidade, cada pessoa necessita cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia.

E a água será o recurso mais escasso do mundo no século XXI: a ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para a sobrevivência. Essas mesmas estatísticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a população atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos. 

Para discutir assuntos como problemas de abastecimento, desperdício e preservação, foram convidados o ambientalista e diretor-presidente da ONG Zeladoria do Planeta, Fernando Benício; o diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), José Antônio Melo; e o superintendente de Serviços de Produção e Tratamento de Água da Diretoria de Operação Metropolitana da Copasa, Nelson Guimarães.

O programa vai ao ar na próxima sexta-feira (15/8), às 18h (Canal 11 – NET e OI TV), com reprises nos sábados, terças e quintas, às 6h30 e domingos, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional