AUDIÊNCIA PÚBLICA

Má iluminação pública em bairros de BH será tema de debates

No escuro, moradores reclamam do aumento da violência urbana

segunda-feira, 11 Agosto, 2014 - 00:00
No escuro, moradores reclamam do aumento da violência urbana

No escuro, moradores reclamam do aumento da violência urbana

A falta de postes de luz e a demora na troca de lâmpadas queimadas têm deixado moradores de vários bairros da capital com medo de sair de casa à noite. No escuro, a população se sente insegura e teme assaltos. O assunto vai estar em pauta em audiência pública da Comissão de Legislação e Justiça nesta quarta-feira (13/8), às 9h, no Plenário Camil Caram.

De acordo com moradores dos bairros Serra, Prado, Gutierrez, Cruzeiro, Mangabeiras, Boa Vista, Nova Vista e Santa Inês, a demora para substituir uma lâmpada queimada chega até dois meses. Segundo eles, a escuridão cria condições favoráveis para a violência urbana.  

Hoje, a manutenção da rede elétrica é feita pela Cemig. Mas a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) transferiu aos municípios o ônus pelo serviço prestado. As prefeituras têm até dezembro deste ano para contratarem as prestadoras do serviço. A taxa de iluminação pública é paga pelo consumidor na conta de luz ou na guia anual do IPTU.

Foram convidados para o debate representantes da Secretaria Municipal de Governo, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e  Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Superintendência de Comunicação Insitucional