AUDIÊNCIA PÚBLICA

Inspeção de segurança no transporte coletivo, escolar e táxi em debate

Segundo denúncia, BHTrans não segue normas da ABNT para a vistoria

terça-feira, 12 Agosto, 2014 - 00:00
Inspeção veicular feita BHTrans será tema de audiência - Foto: Gercom Leste/PBH

Inspeção veicular feita BHTrans será tema de audiência - Foto: Gercom Leste/PBH

Os critérios da inspeção de segurança realizada pela BHTrans no transporte coletivo, escolar e táxis serão assunto de audiência da Comissão de Administração Pública na próxima quinta-feira (14/8), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. Segundo denúncia, a empresa estaria descumprindo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nas vistorias veiculares.

De acordo com a BHTrans, a empresa acompanha a qualidade do serviço prestado no transporte coletivo na capital, seja convencional ou suplementar. Atualmente, a frota de veículos é composta por 3.297 coletivos, 6.576 táxis e 2.004 escolares. O trabalho atinge também o serviço escolar e os táxis. São verificados na inspeção: sistema elétrico, equipamentos obrigatórios (como tacógrafo e extintor de incêndio), direção, condições de circulação do veículo, mecânica, estado de conservação e layout. Caso o veículo seja reprovado, passa por nova vistoria para continuar a circular.

Conforme denúncia, a BHTrans não estaria seguindo as normas obrigatórias da ABNT para as inspeções veiculares: faltariam equipamentos obrigatórios e instalações adequadas, além das vistorias supostamente serem efetuadas com a presença de pessoas, empresas ou entidades que possam ser beneficiadas ou ter interesse no resultado da avaliação.

Foram convidados para o debate representantes da BHTrans; Promotoriade Justiça; SetranInspeção Veicular; além de cidadãos com conhecimento do tema.

Superintendência de Comunicação Institucional