PARLAMENTO JOVEM

Estudantes de Belo Horizonte votam propostas para idosos

Programa incentiva participação política e recomendações serão encaminhadas para comissão, podendo tornar-se projetos de lei

terça-feira, 26 Agosto, 2014 - 00:00
Estudantes de Belo Horizonte votam propostas para idosos

Estudantes de Belo Horizonte votam propostas para idosos

Um espaço para discutir, apreciar e aprovar propostas de interesse da cidade. Esse é o objetivo da plenária final municipal do Parlamento Jovem (PJ), realizada nesta terça-feira (26/8) na Câmara de BH. Alunos de quatro escolas da capital escolheram, por votação, nove propostas de um total de 30 discutidas em reuniões anteriores. Essas propostas serão enviadas à Comissão de Participação Popular do Legislativo Municipal, que poderá transformá-las em projetos de lei. O PJ é um programa de formação política destinado a estudantes de ensino médio e superior de municípios mineiros, que têm a oportunidade de exercer a participação popular nos parlamentos municipal e estadual.

A cada edição, um tema é escolhido para ser trabalhado pelo programa: neste ano, o assunto é “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. Dentre as propostas escolhidas para apreciação pela Comissão de Participação Popular destacam-se: criação de centros de lazer e de convivência para o idoso; divulgação, por meio de panfletos e receitas médicas, dos números de telefone das farmácias que realizam a distribuição gratuita de medicamentos de alto custo; maior fiscalização e aplicações de multa a donos de calçadas sem acessibilidade ou irregulares; e criação do Cartão Idoso, com desconto de 30% nos produtos nacionais destinados ao segmento.

Programa

Criado em 2004, o Parlamento Jovem nasceu de uma parceria entre a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, envolvendo atividades e eventos educativos, como oficinas, debates e votações. É realizado, desde 2009, em parceria com as câmaras municipais e com a monitoria de alunos de graduação da PUC Minas, que auxiliam os alunos de ensino médio e também aprendem: as instituições educacionais e as escolas legislativas das câmaras formam os estudantes monitores extensionistas de ensino universitário. “O fio do Programa é o protagonismo juvenil, tanto de alunos de ensino médio como de graduação”, afirmou a coordenadora do Polo BH (etapa municipal), Sandra Maria do Nascimento Campos.

A aluna do Colégio Batista Mineiro de Belo Horizonte, Agatha Santiago, realça a importância da participação da juventude na política: “Acho muito interessante a proposta de oferecer ao jovem o convívio com a política. Você frequenta o próprio ambiente político, compreende os processos e tenta proporcionar um futuro melhor para o Brasil”.

Etapas

As atividades são realizadas nas escolas e nas câmaras, com etapas municipal, regional e estadual. A próxima etapa (regional) envolverá 240 estudantes de ensino médio de escolas de Betim, Contagem e Belo Horizonte, com nova rodada de debates, além de votação de propostas no próximo dia 15. No final de outubro ocorrerá a etapa estadual, envolvendo alunos de escolas dos 28 municípios participantes do programa. No encerramento, um documento com as propostas escolhidas será entregue ao presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que poderá transformá-las em projetos de lei para apreciação em Plenário.

Superintendência de Comunicação Institucional