AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta, assaltos nas avenidas N.Sra. do Carmo e Raja Gabáglia

Crimes cometidos de moto atingem pedestres e motoristas

terça-feira, 12 Agosto, 2014 - 00:00
Em pauta, assaltos nas avenidas N. Sra. do Carmo e Raja - Foto: Breno Pataro/Portal PBH

Em pauta, assaltos nas avenidas N. Sra. do Carmo e Raja - Foto: Breno Pataro/Portal PBH

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai discutir o aumento do número de assaltos, cometidos de moto e à mão armada, contra pedestres e motoristas, nas imediações das avenidas Nossa Senhora do Carmo e Raja Gabaglia (região Centro-Sul de BH), conforme notícias veiculadas na imprensa mineira. A audiência pública será realizada na próxima quinta-feira (14/8) no Plenário Helvécio Arantes, às 10h.

Na Avenida Nossa Senhora do Carmo, cuja extensão é de cerca de 2,6 quilômetros (Av. do Contorno até pouco antes do radar da curva do Ponteio) são constantes as tentativas de assalto, alguns terminando em tiroteio e vítimas. Pedestres, motoristas e comerciantes reclamam de ataques à luz do dia. O agravante desta área é o Aglomerado do Papagaio, cuja localização facilita a ação e a fuga dos assaltantes. Os crimes acontecem principalmente onde há semáforos, pois os suspeitos aproveitam os motoristas parados para praticarem os assaltos.

Não são poucas as reclamações de comerciantes de falta de policiamento. Assim como os casos frequentes de assaltos, furtos e roubos em quase todo o trecho da avenida, em ambos os sentidos. Em maio deste ano, um advogado foi baleado na avenida quando estava no semáforo, mesmo sem ter reagido. Na semana anterior, dois suspeitos roubaram dois estabelecimentos comerciais na Avenida Uruguai e na troca de tiros com a PM, duas pessoas foram baleadas num posto de combustível próximo.

Avenida Raja Gabaglia

No último dia 2, uma tentativa de assalto ao supermercado Verdemar acabou em tiroteio e dois bandidos mortos pelo segurança que reagiu, juntamente com um policial à paisana que fazia compras. Dois dias depois, o mesmo supermercado foi atingido por vários tiros disparados por uma dupla em uma moto. No mês passado, um contador foi morto com um tiro na nuca após ter sido atacado numa rua da região.

Comerciantes e moradores reclamam da falta de policiamento. Até mesmo o mercado imobiliário está sentindo o reflexo da criminalidade na região. Flávio Galissi, diretor da Câmara de Mercado Imobiliário, explica que a criminalidade está dificultando a comercialização de imóveis neste eixo. “Onde a sensação de insegurança é maior a desvalorização do imóvel chega a atingir 50%”.

A Avenida Raja Gabaglia tem quase 6 quilômetros de extensão e atinge as regiões Centro-Sul e Oeste, cortando o Aglomerado Morro das Pedras, onde vivem 20 mil pessoas.

Debate na Câmara

São esperados para a audiência representantes da Polícia Militar de Minas Gerais; Polícia Civil de Minas Gerais; Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans); Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul; Guarda Municipal de Belo Horizonte; Associação dos Moradores e Empresários do Bairro Sion; e Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran).

Superintendência de Comunicação Institucional