TV CÂMARA

Em pauta, aposentadoria e imagem corporal do jovem

Edições inéditas do programas Debate e Entrevista estreiam nesta quinta e sexta

quarta-feira, 27 Agosto, 2014 - 00:00

A TV Câmara veicula duas edições inéditas nesta semana. A queda dos pedidos de aposentadoria e benefícios da Previdência Social no Brasil, a redução do déficit do setor em 2014, ações na justiça contra o INSS e aposentadorias por invalidez serão questões abordadas no Câmara Debate, que estreia nesta quinta-feira (28/8). Já o Câmara Entrevista, que estreia nesta sexta-feira (29/8), vai discutir a imagem corporal do jovem.

Pela primeira vez, desde 2005, os pedidos de aposentadoria e benefícios da previdência social caíram no Brasil. Além disso, de janeiro a maio, o crescimento das despesas com a previdência ficou bem abaixo do ritmo dos últimos anos. Como resultado, o déficit do setor caiu 26% nos primeiros cinco meses de 2014. O Programa Câmara Debate vai discutir por que isso ocorreu, ações na justiça contra o INSS, aposentadorias por invalidez, desaposentação e fator previdenciário.

Participarão do debate a advogada especialista em Direito Previdenciário e representante do Instituto de Estudos Previdenciários, Naiara Martins Freitas, o diretor do Movimento de Luta Pró Idoso de Minas Gerais, Carlos Alberto dos Passos e a advogada especialista em Direito Previdenciário da OAB-MG, Marisa Campos.

Esta edição do programa fica na grade da TV Câmara até 3 de setembro, com reprises na segunda, quarta e sexta-feira, às 6h30, terça-feira, às 18h, sábado, às 17h30, e domingo às 7h.

Câmara Entrevista

Já o programa Câmara Entrevista abordará o culto ao corpo nos dias de hoje, mostrando a mudança dos padrões de beleza com o passar dos anos e como os jovens são influenciados por esses padrões. Será discutida, ainda, a imagem corporal do jovem, cada vez mais em evidência em função das redes sociais, onde os adolescentes postam fotos, fazem “selfies” e exibem sua vida na web. Também estará em pauta a busca pelo corpo perfeito, que vai desde correções no photoshop, até cirurgias estéticas, podendo trazer sérias consequências à saúde.

Para discutir o assunto, foram convidadas a educadora sexual e sexóloga Cida Lopes, a professora Graziela Andrade, integrante do Centro de Convergência de Novas Tecnologias da UFMG, e a psicóloga Érica Frois, professora do curso de Psicologia da PUC-Minas.

Esta edição do Câmara Entrevista fica na grade de programação da TV Câmara até o dia 4 de setembro, com reprises na terça e quinta-feira, às 6h30, segunda e quarta-feira, às 18h, sábado, às 7h30, e domingo, às 17h.

Superintendência de Comunicação Institucional