AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai debater intervenções na ciclovia da Lagoa da Pampulha

Usuários e frequentadores relatam problemas de espaço, sinalização e segurança

sexta-feira, 13 Junho, 2014 - 00:00

A requerimento do vereador Pablo César-Pablito (PV), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará audiência pública nesta segunda-feira (16/6) com a finalidade de discutir as intervenções propostas pela BHTrans na ciclovia da Lagoa da Pampulha. Reunindo poder público, usuários e especialistas, o encontro será às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Pablito explica que, em dezembro do ano passado, em reunião com ciclistas e posterior visita à orla da Lagoa da Pampulha para verificar e apurar demandas, escutou diversas reclamações e sugestões de usuários e frequentadores em relação à ciclovia e à ciclofaixa locais. Segundo eles, ainda há muito a ser feito em relação à segurança, como a instalação de placas de advertência para que o espaço destinado aos ciclistas seja respeitado, a inserção dos pictogramas de bicicletas ao longo da ciclovia e a realização de campanhas educativas para conscientizar pedestres e motoristas que dividem o espaço.

De acordo com Pablito, ao longo do percurso foram constatados vários problemas na ciclovia e na ciclofaixa, como asfalto em más condições, marcações errôneas, vias muito estreitas, desvio dos ciclistas nos pontos de ônibus, entre outros. Segundo o presidente da Federação, Paulo Aquino, vários ciclistas se acidentaram após a instalação de blocos de concreto para demarcar a via. Diante das reclamações e dos riscos para os frequentadores do local, o parlamentar se comprometeu a promover o diálogo e a contribuir na busca de soluções junto aos órgãos competentes.

Questões referentes à mesma ciclovia foram debatidas em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário em setembro de 2013, por ocasião da implantação do equipamento.

Convidados

Para participar do debate, além do diretor-presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Ramon Victor César, e o secretário de Administração Regional Municipal Pampulha, Humberto Pereira de Abreu Júnior, são aguardados representantes da Associação Pró-interesses do Bairro Bandeirantes (Apibb); Associação Amigos da Pampulha (Apam); Associação dos Moradores dos Bairros São Luis e São José (Pro-Civitas); Federação Mineira de Ciclismo e usuários da via.

Superintendência de Comunicação Institucional