SEGURANÇA PÚBLICA

Câmara vai debater segurança nas regiões Barreiro e Noroeste

Reunião está prevista para a próxima quinta-feira (26/6), às 10h

terça-feira, 24 Junho, 2014 - 00:00
Guarda Municipal

Guarda Municipal

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai debater o aumento da violência nas regiões Barreiro e Noroeste. O assunto será objeto de audiência pública na próxima quinta-feira (26/6), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes. Como todas as reuniões regimentais da Câmara Municipal, a audiência será aberta aos interessados.

O vereador Delegado Edson Moreira (PTN), requerente da audiência, afirma que houve aumento nos índices de homicídios nas duas regionais e defende a atuação firme do Legislativo Municipal na reversão desse quadro. De acordo com o parlamentar, cabe à Câmara pressionar para que o Executivo tenha um comprometimento maior com a defesa da segurança pública. Entre as medidas que podem ser tomadas pela Prefeitura, segundo o parlamentar, estão a melhoria da iluminação pública, a capina frequente e a melhoria das condições de trabalho da Guarda Municipal com a disponibilização de armamentos.

O parlamentar, que tem apresentado projetos para garantir a segurança pública em Belo Horizonte, destaca o PL 886/13, que cria a “Área Escolar de Segurança”, um raio de cem metros dos portões de entrada e saída das escolas onde serão intensificadas ações de prevenção ao crime e promoção da segurança. Além disso, o parlamentar já apresentou projetos como o PL 960/14, que aumenta as competências da Guarda Municipal, e o PL 892/13, que cria o Programa Ilumina BH, que visa eliminar pontos escuros da capital.

Entre os convidados para a audiência estão representantes da Prefeitura, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da Polícia Civil, das associações de moradores e dos conselhos de segurança das regiões Barreiro e Noroeste.

Superintendência de Comunicação Institucional