VISITA TÉCNICA

Vereadores vão averiguar qualidade de unidades de saúde

Três Centros de Saúde e três UPAs estão no roteiro dos parlamentares

sexta-feira, 11 Abril, 2014 - 00:00
Três Centros de Saúde e três UPAs estão no roteiro dos parlamentares - Foto: Portal PBH

Três Centros de Saúde e três UPAs estão no roteiro dos parlamentares - Foto: Portal PBH

A Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara vai realizar visita técnica a Centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento da capital na próximas terça (15/4) e quarta-feira (16/4). O objetivo é avaliar as condições estruturais e a qualidade do atendimento oferecido ao público. Requeridas pelo vereador Bim da Ambulância (PTN), presidente da Comissão, a atividade vai começar às 8h30 e incluirá seis equipamentos de atenção à saúde, em diferentes regiões da cidade.

Em 2013, a Comissão realizou visitas técnicas a hospitais e postos de saúde da capital. O bom resultado obtido motivou Bim da Ambulância a propor uma nova rodada de atividades nos bairros. Segundo ele, os encontros do ano passado contribuíram para que parlamentares pudessem ouvir usuários e servidores das unidades, bem como para chamar atenção do Executivo para os problemas verificados.

No dia a dia da Comissão, os parlamentares acompanham o trabalho do governo municipal e da pasta da Saúde. Nessa perspectiva, são realizadas audiências públicas e reuniões quadrimestrais para discutir as prestações de contas sobre o funcionamento do SUS na capital. Para Bim da Ambulância, no entanto, os dados numéricos, às vezes, podem ser um pouco frios: “a atuação in loco é importante porque permite ao parlamentar ver de perto os pontos fortes e os pontos fracos do sistema, o que ajuda na resolução de eventuais problemas”, afirmou o vereador.

Ainda segundo o parlamentar, ao término das visitas, a Comissão vai elaborar relatório com indicativos sobre os aspectos positivos e sobre aqueles que precisam ser melhorados no atendimento e na infraestrutura geral do serviço.  

Confira os equipamentos que receberão as visitas técnicas:

Terça-feira (15/4), a partir das 8h30:

Centro de Saúde Minas Caixa: Rua Capitão Sérgio Pires, nº 226, bairro Minas Caixa;

Centro de Saúde Jardim Europa: Rua Edimburgo, nº 140, bairro Europa;

Centro de Saúde Piratininga: Rua Norma, nº 22, Bairro Santa Mônica;

Quarta-feira (16/4), a partir das 8h30:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte: Rua Oscar Lobo Pereira, nº 270, bairro Primeiro de Maio;

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, nº 322, bairro Venda Nova;

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pampulha: Avenida Santa Terezinha, nº 515, bairro Santa Terezinha.

Superintendência de Comunicação Institucional