REUNIÃO PLENÁRIA

Racismo no futebol e Pampulha foram temas de pronunciamentos

Na reunião plenária desta sexta (11/4), vereadores da capital manifestaram indignação e pediram providências contra os episódios de racismo que vêm ocorrendo no futebol; também foram mencionados os problemas observados nas obras da Lagoa da Pampulha, a construção da cidade administrativa do município e a segurança em casas noturnas. Sem quórum suficiente para votações, pauta foi transferida para próxima reunião.

sexta-feira, 11 Abril, 2014 - 00:00

Na reunião plenária desta sexta-feira (11/4), durante a etapa conhecida como “pinga-fogo”, vereadores manifestaram indignação e pediram providências contra os episódios de racismo que vêm ocorrendo no futebol; também foram mencionados os problemas observados nas obras da Lagoa da Pampulha, a construção da cidade administrativa do município e a segurança em casas noturnas. Sem quórum suficiente para as votações, a pauta foi transferida para a próxima reunião.

Em sua fala, o vereador Juliano Lopes (SDD) comentou o episódio ocorrido na quinta-feira (10/4) em um jogo da Copa do Brasil, no Paraná, em que o jogador Marino, do São Bernardo (SP), foi vítima de agressões verbais e atos ofensivos. O atleta negro foi chamado de “macaco”. O parlamentar, que já atuou como juiz de futebol, lamentou que “fatos tristes” como esse ainda aconteçam no país e classificou como “inadmissível” o racismo e o desrespeito a atletas e a qualquer ser humano. Lopes defendeu a adoção de medidas rigorosas por parte da Fifa e da CBF em casos como esse.

Arnaldo Godoy (PT) reforçou as palavras do colega e também defendeu a punição para os clubes cujas torcidas cometam esse tipo de delito, sugerindo inclusive o rebaixamento do time para divisões inferiores, o que poderia inibir novas ocorrências.

Em sua fala, Godoy mencionou ainda o aumento das tarifas de energia elétrica no estado, afirmando que o reajuste acima de 14% concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ficou bem abaixo do pleiteado pela companhia, que seria da ordem de 29%. Segundo o vereador, Minas Gerais tem hoje a energia mais cara do país.

Lagoa da Pampulha e cidade administrativa

Abordando o desassoreamento da Lagoa da Pampulha, Autair Gomes (PSC) criticou o andamento das obras e a deposição irregular dos sedimentos retirados da represa. Segundo ele, a empresa não está prestando o serviço da forma como foi acordado e vem depositando os resíduos tóxicos em locais inadequados. Destacando que a Pampulha, candidata a patrimônio da humanidade, merece atenção e cuidado especiais do poder público, o vereador salientou os altos custos da intervenção e a necessidade de acompanhamento e fiscalização mais rigorosos, convidando os colegas a participar da audiência pública que irá realizar sobre o assunto.

Autair aproveitou seu tempo para elogiar a construção da cidade administrativa, alegando a significativa economia de recursos que gerará para o município e os consequentes benefícios que trará para a população de Belo Horizonte.

Por sua vez, Adriano Ventura (PT) questionou a necessidade do empreendimento e também a inadequação do local escolhido, na região central da cidade, onde hoje funciona o estacionamento da rodoviária. Para ele, a obra irá tumultuar ainda mais o trânsito local, já bastante saturado. No entanto, o vereador comemorou o fato de que não serão necessárias desapropriações, evitando a retirada de idosos e pessoas humildes de suas casas, como ocorreria na Lagoinha. Ventura defendeu um maior diálogo da Prefeitura com a população sobre essa e outras questões da cidade, ressaltando o atual impasse em relação ao reajuste de tarifas do transporte público.

Prevenção de incêndios

O vereador Bim da Ambulância (PTN) comemorou a aprovação, na Câmara Federal, de projeto de lei que determina medidas de segurança e prevenção de incêndios em locais de concentração de público, motivado pela tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria (RS) em janeiro do ano passado. Bim elogiou a responsabilização do Corpo de Bombeiros, além dos órgãos municipais, e pediu ao Executivo que "olhe com bons olhos" os projetos que tramitam na Câmara Municipal sobre o tema.

Henrique Braga (PSDB) convidou os presentes para a 25ª edição do evento Sermão da Montanha, que vai acontecer no próximo dia 18/4, no Barreiro, e recebeu elogios do colega Autair Gomes pela divulgação da celebração, realizada anualmente na sexta-feira da Paixão.

Assista aqui à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional