VISITA TÉCNICA

Obras do Hospital do Barreiro e mais dois centros são vistoriados

Vereadores visitaram centros de saúde Itaipu e Vila Pinho, além das obras do Hospital Metropolitano

quarta-feira, 23 Abril, 2014 - 00:00
Observações sobre estrutura e funcionamento das unidades serão incluídas em relatório a ser enviado à PBH -Foto: Divulgação CMBH

Observações sobre estrutura e funcionamento das unidades serão incluídas em relatório a ser enviado à PBH -Foto: Divulgação CMBH

Vereadores de BH visitaram nesta quarta-feira (23/4) os centros de saúde Itaipu e Vila Pinho, na região do Barreiro, além das obras do Hospital Metropolitano, retomadas em janeiro deste ano após diversas interrupções. As observações sobre a estrutura e o funcionamento dos equipamentos vão integrar o relatório a ser enviado à Prefeitura pela Comissão de Saúde e Saneamento, juntamente com os outros centros de saúde (CS) e unidades de pronto atendimento (UPA) incluídos na programação, iniciada na semana passada.

Requeridas pelo vereador Veré da Farmácia (PTdoB), as vistorias na UPA e nos centros de saúde do Barreiro realizadas na terça-feira (22/4) e nesta quarta (23/4) integram a programação de visitas técnicas a 20 unidades de saúde da capital, iniciadas na semana passada nas regionais Norte, Pampulha e Venda Nova. De acordo com o presidente da Comissão, vereador Bim da Ambulância (PTN), os aspectos negativos e positivos apurados durante as visitas serão compilados em um relatório, que será encaminhado à Prefeitura. A fiscalização das obras do Hospital foi solicitada por Marcelo Álvaro Antônio (PRP), também membro da “bancada do Barreiro”.

Itaipu

Primeiro a ser vistoriado na quarta-feira, o Centro de Saúde Itaipu, no bairro de mesmo nome, chamou a atenção dos parlamentares pela insuficiência de espaço físico. Segundo o gerente Giovani Vieira, a unidade, que atende também os bairros Jatobá e Marilândia, tem cerca de 12 mil usuários cadastrados e recebe entre 70 e 100 pessoas por dia. Com apenas 300m² de área, consultórios apertados e improvisados e uma mesma sala para curativos e vacinação, o CS conta com três equipes completas de Saúde da Família, além de um ginecologista, um pediatra, um clínico e cinco auxiliares de enfermagem. Devido à falta de espaço, os setores de saúde bucal e de zoonoses funcionam em outros locais. Veré da Farmácia constatou ainda a insuficiência de medicamentos disponíveis na farmácia do posto.

Apesar das condições precárias de trabalho, servidores e usuários elogiaram a qualidade e a dedicação de médicos e funcionários. Vieira informou que a unidade será transferida para um novo edifício, bem maior, a ser construído em um terreno próximo. Conquistada por meio do Orçamento Participativo (OP) 2009-2010, não há perspectivas para o início das obras. Diante disso, a Comissão irá solicitar a agilização do processo, além de algumas medidas emergenciais.

Vila Pinho

Na sequência, os vereadores percorreram as instalações do CS Vila Pinho, que atende ainda moradores dos bairros Vila Ecológica, Solar dos Rubis, Diamante e Novo Santa Cecília, totalizando mais de 15 mil usuários cadastrados que, de acordo com a gerente Daniele Corrêa, vêm aumentando a cada ano. Na unidade, que possui seis consultórios e quatro equipes de Saúde da Família, dois pediatras e quatro auxiliares de enfermagem, também foram constatados restrição de espaço, toldos rasgados, falta de ventilação, lixo mal acondicionado, mosquitos e ruídos, produzindo desconforto e más condições de trabalho para usuários e servidores. No setor de zoonoses, substâncias tóxicas dividem espaço com alimentos e roupas dos funcionários.

Novamente, porém, foram ressaltados a dedicação e o tratamento humanizado dos pacientes por parte dos profissionais, além da presença de três equipes e instalações de saúde bucal. Alguns usuários presentes se queixaram da sobrecarga da unidade, ausência de pediatras (uma está de licença-maternidade e outra de férias), ginecologistas e a não realização de curativos.

Hospital Metropolitano

Última parada da comitiva, as obras do Hospital Metropolitano do Barreiro foram percorridas pelos parlamentares ao lado do gerente do Hospital, o médico da Prefeitura Alcy Moreira, o representante do Grupo Novo Metropolitano, que compõe a parceria público-privada responsável pela obra e pela manutenção da unidade, e por membros dos conselhos Distrital e Municipal de Saúde, que vêm acompanhando as intervenções. Requerente da visita, o vereador Marcelo Álvaro Antônio questionou os prazos e metas estabelecidas e constatou o cumprimento do novo cronograma das obras, retomadas em janeiro deste ano e previstas para conclusão em 2016.   

Segundo informações dos responsáveis, em 15 meses já deverão ser entregues 80 leitos no setor de urgência e emergência, sendo 10 de Terapia Intensiva (CTI). Até o final de 2016, todas as instalações deverão estar concluídas, permitindo a progressiva implantação dos serviços à população.  Para Marcelo Álvaro Antônio, com 13 andares e 439 leitos no total, a unidade irá beneficiar a população de toda a capital, além de municípios vizinhos, o que demandará a contribuição da União e do Estado para seu custeio. Também integrante da “bancada do Barreiro”, Elvis Côrtes (SDD) classificou a construção do hospital como “um marco na história da cidade”.

Superintendência de Comunicação Institucional