Estreias da TV Câmara

Novas regras para a telefonia e relacionamentos na era digital em pauta

Programas inéditos vão ao ar nesta quinta (24) e sexta-feira (25)

quarta-feira, 23 Abril, 2014 - 00:00

Nesta semana, o tema das comunicações estará em pauta em programas da TV Câmara. Na quinta-feira (24/4), o Câmara Debate vai discutir as novos direitos dos consumidores dos serviços de telefonia. O assunto toca o dia a dia de milhões de brasileiros: no país, o número de celulares já é 37% maior que o de habitantes: quase 274 milhões de linhas estão ativas no Brasil, de acordo com dados da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel).  Já no programa Câmara Entrevista, que estreia na sexta-feira (25/4), o tema vai ser as transformações nos relacionamentos interpessoais em decorrência do avanço da internet e das tecnologias digitais.  Os dois programas vão ao ar no canal 11 da TV a cabo e também podem ser acompanhada pela internet, no endereço www.tvcamarabh.com.br.

Câmara Debate

Em março, foram publicadas no Diário Oficial da União novas normas que vão regular os direitos dos usuários do sistema de telefonia. A medida é um reflexo da insatisfação dos consumidores:  os serviços das telefônicas são os que registram os maiores números de queixas nos Procons do país, inclusive no de BH. Previstas para entrar em vigor em julho, as mudanças preveem, dentre outras novidades, regras para facilitar o cancelamento dos serviços, para criar prazo mínimo de validade para os créditos pré-pagos, e para regular a assistência técnica e venda de serviços combinados, conhecidos como “combos”.

Para discutir o tema, a TV Câmara vai receber em seus estúdios a coordenadora do Procon Municipal, Maria Lúcia Scarpelli, a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-MG, Ana Carolina Caram e o jornalista Marcelo Freitas.

O programa que estreia nesta quinta tem reprises na sexta-feira às 6h30, no sábado às 17h30, no domingo às 7h e na próxima semana: segunda e quarta, às 6h30, e na terça-feira às 18h.

Câmara Entrevista

A popularização dos aparelhos celulares com acesso à internet, dos computadores e dos tablets trouxe mudanças importantes para o cotidiano dos brasileiros, inclusive na esfera das relações interpessoais. Como o avanço da cultura digital, o contato com o outro passou a ser mediado, também, por tecnologias de comunicação antes desconhecidas, como chats, redes sociais virtuais e aplicativos para smartphones. Como essas novidades afetam nossa vida? Quais são os riscos e as oportunidades abertas pelas relações virtuais?

Para tratar do tema, o programa Câmara Entrevista desta semana convidou o psicólogo Nelson Nolasco, o publicitário André Lacerda e a especialista em Educação à Distância Stela Torres Arnald. Eles vão falar sobre os reflexos da tecnologia nas relações afetivas, no mundo dos negócios e na campos do ensino e da aprendizagem.

Depois da estreia na sexta (25/4), as reprises do programa podem ser conferidas no sábado às 7h30, no domingo às 17h, na segunda e na quarta-feira às 18h, na terça e na quinta às 6h30.

Superintendência de Comunicação Institucional