DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Comissão vai requerer combate à agiotagem e maior segurança em shoppings

Denúncias e ocorrências recentes motivaram pedidos de explicação

segunda-feira, 14 Abril, 2014 - 00:00
Denúncias e ocorrências recentes motivaram pedidos de explicação e providências - Foto: Mila Milowski

Denúncias e ocorrências recentes motivaram pedidos de explicação e providências - Foto: Mila Milowski

Na reunião ordinária desta segunda-feira (14/4), os vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário comentaram episódios de violência em shopping centers da capital e a ação de agiotas sobre pequenos comerciantes de Venda Nova. Com vistas a prevenir as ocorrências, serão encaminhados pedidos de explicação e solicitação de providências aos órgãos envolvidos. Também foram aprovados pedidos de diligência a cinco projetos de lei e uma audiência externa para debater problemas viários no Bairro Jardim Vitória.

Com a presença de todos os integrantes, a Comissão discutiu a crescente insegurança do cidadão nos shoppings da capital, que vêm se tornando alvos de roubos e assaltos em lojas e estacionamentos, apesar do alto preço cobrado pelo serviço. Mencionando a tentativa de sequestro de uma criança no último sábado no estacionamento do Pátio Savassi, o vereador Joel Moreira (PTC) sugeriu o encaminhamento de pedidos de informações e providências à direção do shopping e à Polícia Civil sobre essa e outras ocorrências no local.

Lamentando a situação, o vereador Preto (DEM) apontou a necessidade de maior atenção à segurança dos usuários por parte dos administradores e da criação de mecanismos legais para garantir, desde a construção, a oferta de vagas gratuitas para os clientes.

Por sua vez, Valdivino (PPS) denunciou a ocorrência de práticas de agiotagem sobre pequenos comerciantes de Venda Nova, cometidas por cidadãos de origem boliviana ou peruana que instalaram tendas na Av. Padre Pedro Pinto e outras vias da região, onde oferecem empréstimos a juros exorbitantes.  Diante da omissão do poder público, os vereadores irão encaminhar a denúncia e pedidos de providências às autoridades policiais.

Membro da chamada “bancada de Venda Nova”, Silvinho Rezende (PT) relatou diversos casos de violência na região e informou que vem se reunindo com empresários, moradores e autoridades com a finalidade de buscar soluções.

Injustiça com taxistas

Registrando o recebimento de resposta ao pedido de esclarecimentos sobre a prestação de serviços de táxis entre a capital e os municípios de Confins e Lagoa Santa, de autoria do vereador Léo Burguês de Castro (PTdoB), os integrantes da Comissão criticaram os prejuízos e as injustiças sofridas pelos taxistas de BH, que não podem retornar com passageiros dessas e outras cidades da região metropolitana. Valdivino ressaltou que a questão pode ser regulamentada por decreto, e Preto sugeriu o encaminhamento de representação ao governo estadual.

Audiência externa

Requerida pelo vereador Vilmo Gomes (PTdoB), foi aprovada a realização de audiência pública para discutir os problemas ocasionados pela falta de estruturação viária em trecho da BR 262 e BR 381, Bairro Jardim Vitória, que vêm provocando vários acidentes no local, inclusive com vítimas fatais. A reunião será no dia 17 de maio, às 14h30, no salão paroquial da Igreja Santo Antônio de Pádua, no Bairro Goiânia B.

Pedidos de diligência

Os vereadores aprovaram ainda os pedidos de diligência dos relatores a cinco projetos de lei. Aguardam pareceres técnicos dos órgãos pertinentes os PLs 787/13, do Delegado Edson Moreira (PTN), que obriga a identificação do comprador da passagem pelas concessionárias ou permissionárias de serviços públicos de transporte intermunicipais e interestaduais; 896/13, de Juliano Lopes (SDD), que proíbe novas aquisições de ônibus com motor dianteiro pelos operadores do transporte público; 898/13, de Marcelo Aro (PHS), que propõe a concessão de passe livre para acompanhante de aluno matriculado em estabelecimento de educação infantil; 900/13, de Adriano Ventura (PT), que autoriza a elaboração de estudos e parcerias para implantação do projeto piloto Cavalo de Lata; e 907/13, de Joel Moreira Filho, que autoriza a implantação do sistema de táxi noturno no município.

Assista aqui à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional