REUNIÃO PLENÁRIA

Novo cronograma de inauguração do BRT é debatido em plenário

O novo adiamento da inauguração do BRT, anunciado ontem pelo secretário municipal de Obras e superintendente da Sudecap, José Lauro Nogueira, para o dia 8 de março foi um dos destaques da reunião plenária desta quinta-feira (13/2). A oposição criticou o atraso e cobrou a abertura de uma CPI, já a base de sustentação do governo analisou como positivo o anúncio dos primeiros testes operacionais para o próximo sábado, dia 15.

quinta-feira, 13 Fevereiro, 2014 - 00:00
Oposição criticou o atraso na inauguração do BRT e cobrou a abertura de uma CPI - Foto: Mila Milowski

Oposição criticou o atraso na inauguração do BRT e cobrou a abertura de uma CPI - Foto: Mila Milowski

O novo adiamento da inauguração do BRT, anunciado na quarta-feira (12/2) pelo secretário municipal de Obras e superintendente da Sudecap, José Lauro Nogueira, para o dia 8 de março foi um dos destaques da reunião plenária desta quinta (13/2). A oposição criticou o atraso e cobrou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o novo sistema de transporte público, já a base de sustentação do governo analisou como positivo o anúncio dos primeiros testes operacionais para o próximo sábado, dia 15.

O vereador Gilson Reis (PC do B) convidou os parlamentares a assinar o requerimento para criação de uma CPI sobre o BRT. O 1º vice-presidente da Câmara, Wellington Magalhães (PTN), foi convidado pelo comunista a presidir a Comissão. De acordo com Reis, é preciso esclarecer por que a inauguração do novo sistema tem sido recorrentemente adiada. Segundo o parlamentar, o prazo inicialmente divulgado pela Prefeitura para que o BRT iniciasse suas atividades expirou em março de 2013.

Além disso, o comunista quer esclarecimentos sobre o aumento do valor gasto com a implantação do novo sistema, que, segundo ele, vai custar aos cofres públicos o dobro do que estava inicialmente previsto. Reis também questionou a diminuição da capacidade de transporte de passageiros nos ônibus do BRT, que, de acordo com ele, passou de 240 para 140 pessoas.

O vereador Marcelo Aro (PHS) também cobrou respostas da Prefeitura sobre o novo adiamento do BRT. O parlamentar questionou se o atraso se deve à falta de “dinheiro, planejamento ou competência” por parte do Executivo.

O líder do governo na Câmara, vereador Wagner Messias "Preto" (DEM), sugeriu a criação de uma comissão composta por vereadores para acompanhar o andamento do sistema BRT como alternativa à CPI requerida pela oposição. Preto minimizou as críticas ao novo cronograma de inaugurações anunciado pelo Executivo e afirmou que os próprios vereadores da oposição cobraram, dias antes, a postergação na data de início das atividades do BRT. A medida seria necessária para garantir que o sistema entre em operação após os devidos testes operacionais, assegurando qualidade e segurança aos usuários.

Para o vice-líder do governo, Joel Moreira (PTC), o prefeito Marcio Lacerda (PSB) está desenvolvendo o “maior conjunto de obras que a cidade já viu”, com intervenções em todas as regionais e um grande investimento no complexo viário.

Segundo Wellington Bessa “Sapão” (PSB), que também é vice-líder do governo, antes de 2009, data da posse de Marcio Lacerda, “a cidade estava parada”, pois não havia o devido investimento em obras públicas. Ainda de acordo com Sapão, o adiamento da inauguração do BRT para o próximo mês visa à qualidade do novo sistema.

No dia 8 de março será inaugurada a primeira etapa da operação comercial do BRT, com a ativação do corredor São Gabriel/Cristiano Machado. Já a operação completa está prevista para acontecer no mês de maio.

Preconceito no futebol

Os vereadores protestaram contra o preconceito sofrido pelo jogador Tinga, do Cruzeiro, na partida de quarta-feira (12/2) contra o Real Garcilaso, do Peru, pela Copa Libertadores. Os torcedores peruanos começaram a imitar sons e gestos de macacos após a entrada do atleta em campo.

Para o vereador Juliano Lopes (SDD), ex-árbitro da Federação Mineira de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol, a situação vivida pelo jogador é inaceitável. “Não podemos permitir qualquer tipo de preconceito”, afirmou Lopes.

O vereador Pelé do Vôlei (PTdoB), que é negro e disputou dois campeonatos sul-americanos de vôlei no Peru, também lamentou o ocorrido com o meia cruzeirense. “O que ocorreu com o Tinga não pode acontecer no século XXI, seja no esporte ou em qualquer área”, salientou.

De acordo com o petista Juninho Paim (PT), os torcedores que agiram com preconceito contra Tinga são “marginais”. O parlamentar, que também é negro, cumprimentou Tinga por seus êxitos como atleta e afirmou que para que um negro obtenha sucesso em nossa sociedade não basta que ele seja bom: “ele tem que ser ótimo”.

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional