AUDIÊNCIA PÚBLICA

Guarda Municipal reivindica adicional de risco para servidores

Comissão vai debater o tema junto à categoria

sexta-feira, 21 Fevereiro, 2014 - 00:00
Guarda Municipal reivindica adicional de risco para os servidores. Foto: Mila Milowski

Guarda Municipal reivindica adicional de risco para os servidores. Foto: Mila Milowski

Audiência pública na próxima terça-feira (25/2) irá discutir a possibilidade de implementação do adicional de risco na remuneração dos servidores da Guarda Municipal. Requerida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), a audiência será realizada pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, a partir das 10h, no Plenário Amynthas de Barros.

Procurado pela Guarda Municipal, Gilson Reis explica que o objetivo da audiência é avaliar a aplicação do adicional de 30% para a categoria, conforme previsto na Lei Federal 12.740/2012, que determina o fator de periculosidade para trabalhadores da área de segurança.

“Existe um índice de desistência muito grande na Guarda Municipal em função dos baixos salários e dos riscos. No último ano, mais de 300 servidores deixaram a função para trabalhar em outras áreas da segurança. Isso cria uma instabilidade no corpo da Guarda”, destaca o parlamentar.

Foram convidados para a audiência o secretário municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, Hélio dos Santos Júnior; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação (interino), Thiago Alexsander Costa Grego; o procurador-geral do Município, Rúsvel Beltrame Rocha; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Israel Arimar de Moura, e o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais (Sindguardas-MG), Pedro Ivo Bueno.

Superintendência de Comunicação Institucional