AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta, impactos de desmoronamento no Bairro Cruzeiro

Muro que caiu em obra na Rua Cabo Verde causou danos a moradores

quarta-feira, 26 Fevereiro, 2014 - 00:00
Muro que caiu em obra na Rua Cabo Verde causou danos a moradores - Foto: Divulgação CMBH

Muro que caiu em obra na Rua Cabo Verde causou danos a moradores - Foto: Divulgação CMBH

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizará, na próxima quinta-feira (27/2), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública para apurar responsabilidades e cobrar da Prefeitura, Defesa Civil e Construtora Edifica Empreendimentos Arquitetura e Engenharia Ltda. medidas a serem adotadas após desmoronamento em obra na Rua Cabo Verde, no Bairro Cruzeiro, região Centro-Sul de Belo Horizonte, no final do ano passado.

Presidente da Comissão, a vereadora Elaine Matozinhos (PTB), atendendo a demanda da comunidade, requereu a audiência após queda do muro de uma edificação, em 26 de dezembro de 2014, iniciada pela Construtora Edifica Empreendimentos Arquitetura e Engenharia Ltda. e que vem provocando grandes danos aos moradores da região. Na ocasião, a via já estava interditada e, após chuva forte, o asfalto cedeu, abrindo uma cratera no local.

A comunidade questiona irregularidades na obra e impactos gerados aos imóveis vizinhos, como rachaduras, inundações e vazamentos, além do aparecimento de ratos e outros animais nocivos provenientes das redes de esgoto.

Reivindicação antiga

A obra já havia sido tema de audiência na Câmara em dezembro de 2012, quando moradores da Rua Cabo Verde questionaram a edificação, reivindicando a substituição do sistema de fundação e contenção que vinha sendo implantado pela construtora e que estaria provocando transtornos. À época, a obra havia sido autuada por danos no passeio e no asfalto.

Foram convidados para a audiência representantes das secretarias municipais de Governo, de Administração Regional Municipal Centro-Sul, de Meio Ambiente; Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); Defesa Civil; BHTrans; Construtora Edifica Empreendimentos Arquitetura e Engenharia Ltda. e moradores do entorno.

Superintendência de Comunicação Institucional