GRANDE COLAR 2013

Câmara homenageou figuras de destaque na capital

Evento no Minascentro marcou a entrega da maior honraria concedida pela Casa

terça-feira, 5 Novembro, 2013 - 00:00
Evento no Minascentro marcou entrega da maior honraria concedida na capital

Evento no Minascentro marcou entrega da maior honraria concedida na capital

Na noite de ontem (04/11), em evento ocorrido no Minascentro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou a entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo, a mais importante honraria concedida pelo parlamento municipal. Ao todo, 86 figuras de destaque, entre pessoas físicas e jurídicas, foram agraciadas, em reconhecimento a sua contribuição para a melhoria de Belo Horizonte e da vida dos belo-horizontinos.  Em sua 11ª edição, a homenagem teve como patrono o ex-deputado e ex-prefeito Célio de Castro, falecido em 2008. Também ex-prefeito da capital, João Pimenta da Veiga Filho foi o orador do evento.  

Empresário, militares, advogados, professores, líderes religiosos e comunitários estiveram entre os agraciados. Para o vereador Léo Burguês de Castro (PTdoB), presidente da Câmara Municipal, por meio do Grande Colar, o Poder Legislativo reconhece homens e mulheres que são exemplos paro toda cidade. “O que se pretende não é só prestar homenagem aos agraciados, mas, alçando seus feitos, torná-los uma referência para o bem viver, em uma ótica de responsabilidade social e sustentabilidade humana”, afirmou o parlamentar.

Perspectiva semelhante foi assumida pelo ex-Ministro da Comunicações, João Pimenta da Veiga Filho, orador da cerimônia. Atual presidente do Instituto Teotônio Vilela em Minas Gerais (ITV-MG), ele ressaltou os feitos dos homenageados e lembrou da relevância de seus esforços para a construção de uma cidade melhor, destacando a importância dos professores homenageados do evento, em função do papel da educação para a construção de um país mais justo. No seu discurso, Veiga Filho ainda convocou os parlamentares de Belo Horizonte e os agraciados da noite "a unirem suas forças e suas inteligências" em prol da construção de uma capital cada vez melhor para os mineiros.

Instituído pela Resolução nº 2.050 de 2003, em substituição à Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal, o Grande Colar é entregue, anualmente, àquelas personalidades ou instituições que tenham se destacado e contribuído para o crescimento da cidade e do país, em diferentes áreas de atuação. As indicações são feitas pelos 41 vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, composto pelos membros da Mesa Diretora e pelo Corregedor da Casa.

Patrono

A cada edição, a Câmara Municipal escolhe um patrono, que empresta à comenda seu nome e sua trajetória. Para Léo Burguês, o patrono “simboliza a essência” de cada edição do evento, o que faz de suas realizações “uma lembrança de tudo o que podermos e devemos fazer”. 

Em 2013, o patrono do Grande Colar do Mérito Legislativo é o ex-prefeito Célio de Castro (1932-2008). Eleito deputado federal por duas vezes (1986 e 1990), ele participou da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988. Conhecido como “Dr. BH”, atuou como médico nas áreas de Clínica Médica e Medicina de Urgência. Foi também reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos “Deputados Nota Dez”, com forte atuação nos campos sociais e da saúde.

Em 1992, participou de uma coligação como candidato a vice-prefeito na chapa de Patrus Ananias para a Prefeitura de Belo Horizonte, sagrando-se vencedor. Durante o primeiro ano de mandato, acumulou os cargos de vice-prefeito e de secretário municipal de Desenvolvimento Social. Em 1996, disputou a Prefeitura de Belo Horizonte, vencendo a eleição e reelegendo-se quatro anos depois. Sua carreira pública foi interrompida por um AVC, no final de 2001, sete anos antes de sua morte.

Para Rodrigo de Castro, filho do ex-prefeito, que representou o pai no evento, Célio foi um homem sóbrio e ponderado, que construiu uma vida pública marcada pelo equilíbrio. "Ele mostrou que é possível fazer política de modo ético, sério e flexível, sempre respeitando as diferenças, mas firme em seus propósitos finais". 

Assista aqui a primeira parte da matéria da TV Câmara.

Assista a segunda parte no vídeo abaixo. 

Superintendência de Comunicação Institucional