AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em debate, impactos da implantação de ciclovia na Lagoa da Pampulha

Acidentes e dificuldade de estacionamento no local em pauta

sexta-feira, 20 Setembro, 2013 - 00:00
Acidentes e dificuldade de estacionamento no local em pauta

Acidentes e dificuldade de estacionamento no local em pauta

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará, na próxima segunda-feira (23/9), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública, requerida pelo vereador Jorge Santos (PRB), para discutir a recente implantação, funcionamento, eventuais problemas ocasionados pela ciclovia da Lagoa da Pampulha e a mobilidade urbana na região.

Após diversas discussões sobre o tema na Câmara Municipal e atendendo a solicitação da comunidade, o autor do requerimento solicitou a audiência para debater a implantação da ciclovia da Lagoa da Pampulha, que, segundo ele, tem causado problemas em sua utilização. O elevado índice de acidentes e a impossibilidade das pessoas estacionarem seus veículos na orla tem provocado insatisfação entre moradores e visitantes, considerando que o cartão postal da cidade é um espaço de turismo e lazer.

A elaboração de uma cartilha, orientando sobre deveres do ciclista e informando sobre as regras de trânsito também estará em pauta. De acordo com o vereador, a audiência atenderá, também, ao interesse de associações de ciclistas e vendedores de equipamentos de bicicletas e, ao debater a situação da ciclovia da Pampulha, abre-se um espaço mais amplo para a discussão da política de mobilidade urbana em Belo Horizonte.

Foram convidados para a audiência representantes da BHTrans, Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte – BH em Ciclo, Mountain Bike BH, MOP Bicicletas, Ciclogiro, Campolinas, Intertrilhas, Bicicletas Kiowa, Casa Viana Sport Bike, Ikenfix Bikes, Ciclo Delta, Cicleviana, Global Bicicleta, Tripp Aventura, Liga dos Ciclistas, Secretaria de Transportes e Obras Públicas, Federação dos Ciclistas, Associação Mineira Desportiva, Promotoria da Habitação e Urbanismo, Promotoria do Patrimônio Público e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Superintendência de Comunicação Institucional