ESPORTE

Projetos defendem preservação do futebol de várzea na capital

Taxa para manutenção e programa de prevenção são destaques

terça-feira, 26 Março, 2013 - 00:00
Campos de futebol de várzea devem ser preservados na capital

Campos de futebol de várzea devem ser preservados na capital

Atentos aos benefícios trazidos pelo futebol de várzea, tradicional em vários bairros de Belo Horizonte, os vereadores incentivam essa prática, apresentando propostas que começam a tramitar, em 1º turno, na Câmara Municipal. Entre as propostas apresentadas, a cobrança de taxa para manutenção desses espaços e a criação de programa de preservação, revitalização e tombamento dos campos de futebol de várzea na capital.

De autoria do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), o PL 44/2013 permite a cobrança de taxa para manutenção de campos de várzea. O objetivo do projeto é garantir a preservação dos campos de várzea que ainda restam no município e, conforme salienta o autor, esses campos se caracterizam por pertencerem a uma comunidade, abrindo, portanto, espaço para uma convivência sadia através do esporte.

O PL 42/2013, de autoria do mesmo vereador, permite a instalação de engenhos de publicidade na área interna dos campos de futebol de várzea. Segundo Burguês, ao estabelecer regras específicas para a exploração de publicidade nos campos de várzea, recursos podem ser arrecadados, ajudando significativamente a comunidade local e promovendo melhores condições para a prática esportiva, o lazer e a ocupação social.

Outra proposta de Léo Burguês de Castro, que tramita em 1º turno na Comissão de Legislação e Justiça, desafeta como bem público o uso especial de lotes no bairro Esplanada, que passam a integrar o patrimônio dominial do município. De acordo com o PL 32/2013, o terreno se destinará exclusivamente à implantação das instalações do Pompéia Futebol Clube, um dos mais tradicionais clubes de futebol de várzea de Belo Horizonte.

De autoria do vereador Adriano Ventura (PT), o PL 4/2013, que tramita em 1º turno na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, autoriza o Executivo a criar o programa de preservação, revitalização e tombamento dos Campos de Futebol de Várzea da cidade. O projeto cria a Comissão Gestora do Programa, formada por membros do Executivo, Legislativo, Federação Mineira de Futebol e representantes dos clubes de futebol amador.

Superintendência de Comunicação Institucional