METRÔ

BHTrans apresenta cronograma de obras do Metrô para vereadores

Em 2017, o metrô atenderá 900 mil pessoas/dia, de acordo com a BHTrans

terça-feira, 27 Março, 2012 - 00:00
metrô em funcionamento na estação

metrô em funcionamento na estação

A Comissão Especial de Estudos relativos às intervenções e obras de ampliação do metrô e implantação do BRT (sigla em inglês para ônibus rápido de trânsito) se reuniu nesta terça-feira (27/3), no plenário Camil Caram, onde o diretor de planejamento da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Célio Freitas, apresentou detalhes do cronograma das obras que serão realizadas em BH.

Até 2017 o metrô de Belo Horizonte passará a atender 900 mil pessoas por dia, afirmou Célio, que apresentou números e prazos para a realização das obras no metrô. De acordo com o diretor, o metrô passará dos atuais 28 km de extensão para 44 km com a construção das linhas 2 e 3, que farão a ligação do Barreiro ao bairro Nova Suíça, e do Centro à Savassi, respectivamente. Para atender aos novos percursos, serão construídas 13 novas estações e e adquiridos 240 vagões de trem. Freitas mostrou ainda a data prevista para a publicação da seleção de parceiros para captação de recursos privados no portal do Ministério das Cidades.

“Muitas vezes os vereadores só ficam sabendo de decisões, que são importantes pra nossa cidade, como obras no metrô, pela imprensa. Dessa forma, essa comissão pode ser um elo e espaço de discussão entre os parlamentares municipais, as esferas estaduais e federal, além do Executivo municipal e da iniciativa privada”, disse Adriano Ventura (PT), presidente da comissão.

Para o vereador Paulinho Motorista (PSL), o prazo é muito apertado para tais realizações, mas mesmo assim, os esforços são importantes para concretização de uma obra tão importante e que já vem sendo discutida há tanto tempo. “O povo já está cansado de ouvir falar em metrô no rádio e na TV, e quer ver as obras começarem a ser realizadas”, disse.

O vereador Ronaldo Gontijo (PPS) concordou com Motorista, mas disse que dessa vez as discussões parecem um pouco mais concretas no sentido de serem de fato realizadas. “Percebemos mais consistência na forma como as coisas têm sido feitas. A união entre as esferas de poder e o compromisso de todas as partes é mais tangível, haja vista a apresentação de hoje”, ponderou Gontijo.

O vereador Preto (DEM) também compareceu à reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional