SANTA TEREZA

Abandono do antigo mercado distrital será tema de debate na CMBH

Destinação do espaço preocupa moradores

quarta-feira, 21 Março, 2012 - 00:00
Antigo Mercado Distrital de Santa Tereza

Antigo Mercado Distrital de Santa Tereza

Por solicitação do vereador Leonardo Mattos (PV), um de seus integrantes, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal vai discutir nesta quinta-feira (22/3) a situação do antigo Mercado Distrital de Santa Tereza, na região Leste de BH, desativado há cinco anos. A destinação do espaço, ainda não decidida pela Prefeitura, preocupa os moradores do bairro. A audiência será às 9h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Inaugurado em 1974, o Mercado Distrital de Santa Tereza manteve durante mais de três décadas as atividades de comercialização de hortifrutigranjeiros, carnes e outros alimentos, além de artigos de artesanato e flores. O local também já abrigou padaria, casa lotérica, agência dos correios, bares e restaurantes, além da realização de alguns eventos culturais em seus amplos espaços internos e externos.

Em 2007, os comerciantes foram retirados do espaço sob a justificativa de que o imóvel estava ocioso e dava prejuízo. Após a desativação, a Prefeitura chegou a propor a utilização do prédio como sede da Guarda Municipal de Belo Horizonte, ideia rejeitada pela população do bairro. A destinação do espaço foi então aberta à apresentação de propostas, uma das quais seria escolhida pela população mediante concurso público, posteriormente anulado por suspeita de fraude.

Assim, permanece indefinido o futuro do antigo mercado que, de acordo com Leonardo Mattos, se encontra hoje em situação de total abandono. Os moradores do entorno temem a aprovação de empreendimentos que não sejam de interesse da comunidade.

Para debater o assunto, são aguardadas as secretárias municipais de Administração Regional Municipal Leste e Adjunta de Planejamento Urbano, Rita Margarete de Freitas Rabelo e Gina Beatriz Rende; o secretário municipal de Meio Ambiente, Vasco de Oliveira Araújo; o coordenador da Promotoria de Justiça e Defesa do Patrimônio Público, João Medeiros da Silva Neto; e a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza.

Superintendência de Comunicação Institucional