FEIRAS DE ARTESANATO

Projetos propõem a criação de feiras de arte em bairros de BH

Quatro bairros da capital podem ganhar feiras permanentes

terça-feira, 6 Dezembro, 2011 - 00:00
feira artesanato em rua de bairro

feira artesanato em rua de bairro

Belo Horizonte pode ganhar quatro novas feiras. Tramitam na Câmara Municipal projetos de quatro vereadores que dispõem sobre a criação de feiras de artesanatos e comidas típicas nos bairros Miramar, na regional Barreiro, Califórnia I, II, na Noroeste,  e Sagrada Família, na Leste.

O principal argumento dos parlamentares para a criação das feiras nestas localidades são a promoção da arte e da cultura e o incentivo ao turismo. Eles também destacam que as feiras são importantes centros comerciais que impulsionam a economia da cidade, em especial da região onde são instaladas.

O Projeto 1747/11, de autoria do vereador Ronaldo Gontijo(PPS), cria a feira de arte, artesanato, comidas e bebidas típicas do bairro Miramar. Segundo o PL, somente poderão ser expostos e comercializados produtos artísticos e artesanais, comidas e bebidas feitas por autônomos, residentes no município de Belo Horizonte e em sua Região Metropolitana.De acordo  com a proposta, a feira será realizada aos sábados, das 5 às 17 h, na Avenida Olinto Meirelles, Praça José Verano - Praça da FEBEM.

Já o PL 1733/11, de iniciativa do vereador Carlúcio Gonçalves (PR), propõem a criação de uma feira, nos mesmos moldes, mas no bairro Califórnia I, às sexta-feiras, das 18 às 23 h, na praça de caminhada da Avenida dos Clarins.

O vereador Reinaldo  “Preto Sacolão” (PMDB) propõe, por meio do projeto 1811/11,  a criação da feira típica no bairro Califórnia II, aos sábados, das 17 às 22 h, no estacionamento da rua Leopoldo Bian.

No bairro sagrada família, a iniciativa é do vereador Heleno Abreu (PHS), por meio do Projeto 2021/11 que prevê a realização da feira de arte aos sábados, das 5 às 15h, na Av. Petrolina, entre as ruas João de Paula e Waston Radicch .

O Projeto 1733/11 está concluso para votação em segundo turno. O 1747/11 e 1811/11 também aguardam votação, mas em primeiro turno. Já o PL 2021/11, começou a tramitar recentemente e está na Comissão de Legislação e Justiça.

Superintendência de Comunicação Institucional