SAÚDE PÚBLICA

Projetos preveem marcação de consultas por telefone e internet

Idosos e pessoas deficientes estão entre os principais beneficiados

sexta-feira, 21 Outubro, 2011 - 00:00
Usuários de postos de saúde poderão marcar consultas por telefone ou internet

Usuários de postos de saúde poderão marcar consultas por telefone ou internet

O tempo de espera para o agendamento de consultas em unidades públicas de saúde de Belo Horizonte poderá ser reduzido, privilegiando principalmente idosos e pessoas com deficiência. Essa é a proposta de dois projetos de lei que estabelecem a realização das marcações também pela internet e pelo telefone. Uma das matérias prevê o limite de 20% das consultas diárias por agendamento telefônico e destinadas a pessoas acima de 60 anos ou com dificuldades de locomoção.

O vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), autor do PL 1932/11, explica que o objetivo da proposta é contribuir para que Belo Horizonte se adapte cada vez mais à realidade da população idosa e às determinações do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que garantem atendimento prioritário a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O projeto foi apresentado no último dia 13 de outubro e aguarda votação em 1º turno na Comissão de Legislação e Justiça.

Já o PL 1889/11, do vereador Bruno Miranda (PDT), quer disponibilizar o serviço para todos os usuários por meio da internet. De acordo com o texto, o paciente terá acesso a uma ficha de inscrição on-line, que vai “agilizar a marcação das consultas e reduzir filas”.

“O Sistema Único de Saúde é lento e precário, pois o usuário precisa chegar bem cedo à unidade de saúde ou, caso contrário, não consegue agendar a sua consulta. Sem dúvida é mais fácil marcar o atendimento estando em casa do que tendo que se deslocar e ficar horas em uma fila”, afirma Miranda.

O vereador também destaca no PL o caráter de inclusão digital e a economia de recursos humanos, materiais e financeiros para o sistema público de saúde. A matéria tramita em 1º turno na Comissão de Legislação e Justiça.

Projetos preveem mais agilidade na entrega de medicamentos

Superintendência de Comunicação Institucional