NotíciasAssine o RSS de notícias da CMBH

Câmara propõe criação de parques ecológicos na capital

Três propostas aguardam votação do plenário em 1º turno

Terça-feira, 4 outubro, 2011 ()

Três propostas aguardam votação do plenário em 1º turno

Câmara propõe criação de parques ecológicos na capital

Com a intensa exploração dos recursos naturais e consequentes impactos no país e no mundo, crescem a cada dia propostas da sociedade civil e do poder público em defesa da sustentabilidade e da preservação ambiental. Engajados nessa causa, os vereadores da capital mineira, que conta com 69 parques, somando 8,6 milhões de m², apresentaram projetos de lei para a criação de novos parques municipais e ecológicos em Belo Horizonte.

De autoria do vereador Divino Pereira (PMN), o PL 599/09, que aguarda votação em 1º turno no plenário, cria o Parque Ecológico Antônio Botelho Melo, no Bairro Santa Terezinha, entre a Av. Heráclito Mourão de Miranda, Av. Santa Terezinha, Rua Andorra e a antiga Estrada da Ressaca, com área de aproximadamente 15 mil m2. O autor justifica sua proposta ressaltando a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. Considerando o crescimento populacional da região, Divino argumenta ainda que o parque oferecerá lazer a pessoas de todas as faixas etárias.

O PL 1424/11, do ex-vereador Paulo Lamac, que também tramita em 1º turno, cria por sua vez o Parque Ecológico Jonas Veiga na área localizada na Rua Sargento Ovídio, bairro Jonas Veiga, na Regional Leste, com área aproximada de 6.050 m2. Segundo o autor, o local será preservado como área verde, trilha para caminhada, espaço para a prática esportivas e mirante.

Outro projeto de lei que aguarda votação em 1º turno é o 1567/11, do vereador Preto (DEM), que transforma em área verde terreno situado no Bairro Ex-Colônia Afonso Pena. De acordo com a proposta, o local é uma Área de Diretrizes Especiais (ADE) de interesse ambiental, a ser incentivada pela aplicação de mecanismos compensatórios.

De autoria do mesmo vereador, o PL 404/09 aguarda parecer do relator substituto da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, em 1º turno. A proposta cria o Parque Municipal Esportivo do Calafate, à Av. Juscelino Kubistcheck s/nº, em área situada na margem direita da via urbana Leste-Oeste, sentido bairro-centro, entre as avenidas Tereza Cristina e Silva Lobo, no bairro Calafate, região Oeste da capital.

Legislação e Justiça

Também em 1º turno, tramita na Comissão de Legislação e Justiça o PL 1804/11, do vereador Tarcísio Caixeta (PT), que cria o Parque Municipal do Bairro Trevo, no lote 01, quadra 20, de propriedade da Prefeitura de Belo Horizonte e definida como área verde, com área de aproximadamente 23 mil m2.

Proposto pelo vereador Iran Barbosa (PMDB), o PL 1711/11 cria o Parque Municipal Lagoa Seca em área verde com cerca de 5 milhões de m2 na região da Serra do Curral, próximo ao bairro Belvedere. A proposta também tramita em 1º turno na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara.