TERCEIRA IDADE

Projetos beneficiam população idosa em BH

Habitação, medicamentos e emprego estão entre os benefícios

quinta-feira, 8 Setembro, 2011 - 00:00
Três projetos em tramitação tratam da população idosa da capital

Três projetos em tramitação tratam da população idosa da capital

Incentivo para as empresas que contratarem pessoas acima de 60 anos, reserva mínima de 10% em programas de habitação popular para os idosos e distribuição gratuita e domiciliar de medicamentos são alguns projetos de lei que tramitam na Câmara Municipal priorizando a população da terceira idade na capital.

A criação do Programa Começar de Novo é o que prevê o PL 1862/11, de autoria da vereadora Silvia Helena (PPS). O objetivo da proposta é estimular a contratação de idosos por empresas e microempresas. Desconto de 15% no IPTU, critério de desempate em licitações da PBH e certificado de “Empresário Amigo do Idoso” são alguns dos benefícios previstos para aqueles que aderirem ao programa, de acordo com o texto.

Já o PL 1689/11, de Pablo César “Pablito”, propõe a reserva de pelo menos 10% dos imóveis construídos através de programas de habitação popular do Município às pessoas com idade igual ou acima de 60 anos. Segundo o autor, os idosos atualmente são o sustentáculo financeiro de milhares de famílias. O objetivo do PL é que eles possam ter acesso a moradia digna.

Também pensando na população da terceira idade, o vereador Preto (DEM) apresentou o PL 1178/10, que dispõe sobre a distribuição gratuita e domiciliar de medicamentos. A ação se daria por meio de Agentes Comunitários de Saúde, mediante cadastro prévio dos pacientes no SUS-BH. Segundo Pablito, o projeto visa garantir que os idosos tenham acesso facilitado aos medicamentos existentes nas farmácias dos postos de saúde.

O PL 1178/10 está pronto para ir ao Plenário em primeiro turno e o 1862/2011, ainda passará pela Comissão de Orçamentos e Finanças Públicas antes de ir à votação. Já o 1862/11 começou a tramitar recentemente na Casa.

Superintendência de Comunicação Institucional