TERCEIRA IDADE

Frente Parlamentar homenageia projeto voltado a idosos

Vida Ativa completa 18 anos oferecendo atividades físicas e inclusão social

quarta-feira, 21 Setembro, 2011 - 00:00
Frente Parlamentar homenageia projeto voltado a idosos

Frente Parlamentar homenageia projeto voltado a idosos

Melhorar a qualidade de vida e a integração social de pessoas acima de 50 anos tem sido o objetivo do Programa Vida Ativa, cujo aniversário de 18 anos foi comemorado nesta quarta-feira, 21/9, por um plenário lotado de senhores e senhoras com muita história para contar. A homenagem foi promovida pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Municipal, em solenidade que também reuniu representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, responsável pelo desenvolvimento do Vida Ativa.

A presidente da Frente Parlamentar, vereadora Silvia Helena (PPS), destacou a necessidade de preparar o município para lidar com o aumento da população idosa. As atividades físicas, para ela, são uma maneira eficaz para melhorar a qualidade de vida na terceira idade. O combate ao sedentarismo é uma das apostas do programa Vida Ativa, que promove, além de exercícios físicos, eventos, cursos de capacitação, palestras e suporte técnico para grupos de convivência. Nos 29 núcleos regionalizados e 18 instituições de asilos do programa, são beneficiados cerca de 3,5 mil idosos.

Silvia Helena anunciou ainda a inauguração, no dia 1/10, de uma nova placa no Centro de Referência da Pessoa Idosa, que receberá o nome do ex-presidente da CMBH Sérgio Ferrara. De acordo com a vereadora, a homenagem é um reconhecimento à atuação do falecido vereador, filho do ex-prefeito de mesmo nome, em prol das pessoas na terceira idade.  

O 1º vice-presidente da Frente Parlamentar, vereador Heleno (PHS), ressaltou que os idosos já representam 10% da população na capital e a previsão é de que em 2030 metade da população brasileira esteja com mais de 50 anos. Heleno lembrou que está em tramitação na CMBH um projeto de lei de sua autoria (1821/11), que prevê um diagnóstico e a criação de um índice para medir a qualidade de vida das pessoas acima de 60 anos.  

Ronaldo Gontijo (PPS), 1º secretário da Frente Parlamentar, informou que 62,8% das internações hospitalares são resultantes de quedas, “que acontecem por falta de equilíbrio”, explicou. O vereador, que também é fisioterapeuta, também ressaltou a importância das atividades físicas para os idosos.  

Já o 2º vice-presidente da Frente Parlamentar, vereador Tarcísio Caixeta (PT), enfatizou que o programa Vida Ativa simboliza a “capacidade de não entregarmos os pontos e termos uma vida saudável”. O vereador Márcio Almeida (PRP), 2º secretário da Frente Parlamentar, destacou em seu discurso o exemplo que os idosos representam para os mais jovens.

Homenagens

Entre as homenagens, destacou-se a entrega de flores à mais idosa integrante do programa Vida Ativa, Maria Lina Ferreira, chamada de “Dona Nenem”. Também receberam certificados de homenagens representantes dos núcleos regionalizados do Vida Ativa localizados em vários bairros do município.

Participaram ainda da reunião especial o vereador Reinaldo Preto Sacolão (PMDB) e Márcia Campos de Ferreira, assessora do secretário municipal adjunto de Esportes, Fernando Marcos Sampaio Blaser, entre outros convidados.

Superintendência de Comunicação Institucional