SAÚDE PÚBLICA

Anilhas e halteres poderão ter revestimento contra contaminação

Objetivo é evitar a contaminação por doenças como o tétano

quarta-feira, 21 Setembro, 2011 - 00:00

O uso de anilhas e halteres nas academias poderá passar por mudanças, a fim de proteger os usuários do risco de contaminação por doenças como o tétano. É o que prevê o Projeto de Lei 1523/2011, aprovado nesta quarta-feira, dia 21, em 2º turno pela Comissão de Saúde e Saneamento. A proposta, de autoria do vereador Pablo César – Pablito, determina que as  anilhas e halteres sejam revestidos com plástico, borracha ou outro material, de modo a se evitar o contato com o ferro.

O projeto de lei passou pelo plenário em 1º turno no dia 19/08, e recebeu uma emenda, aprovada neste dia 21, acrescentando ao texto original o valor da multa, fixada em  R$ 1 mil. Em caso de reincidência, a previsão é de que a penalidade seja aplicada em dobro.  

Projetos em 1º turno

A Comissão também aprovou dois outros projetos de lei em 1º turno. O PL 1.489/2011, de autoria do vereador Joel Moreira Filho (PTC), torna obrigatória a veiculação de informações sobre produtos alimentícios de origem transgênica. Segundo o vereador, o objetivo do projeto não é coibir a venda desse tipo de produto. “ Como ainda são poucos os estudos a respeito das consequências do consumo de produtos de origem transgênica sobre a saúde humana, considero de extrema importância que o cidadão seja alertado sobre a existência desse tipo de alimento entre os produtos comercializados ", justificou.

O outro projeto aprovado, o PL 1737/2011, de autoria do vereador Alexandre Gomes (PSB), trata do atendimento prioritário a doador de sangue em estabelecimento privado que comercialize produto ou preste serviço. De acordo com a proposta, para ter direito à prioridade, o usuário deverá apresentar carteira de doador de sangue e um comprovante de que tenha efetuado, no mínimo, três doações de sangue nos 24 meses anteriores à data do atendimento.

A reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal contou com a participação dos vereadores Reinaldo Preto Sacolão (PMDB), Márcio Almeida (PRP), Edinho Ribeiro (PT do B) e Toninho Pinheiro da Vila Pinho (PT do B).

Superintendência de Comunicação Institucional