ESPORTE

Seminário “BH/2016 – O Esporte na Vida da Cidade, Realidade e Perspectivas”

Os objetivos propostos são discutir a realidade do esporte educacional, de participação e de rendimento em Belo Horizonte; refletir sobre a importância, o papel e o espaço do esporte nas políticas sociais do município;

domingo, 14 Agosto, 2011 - 21:00

O seminário “BH/2016 – O Esporte na Vida da Cidade, Realidade e Perspectivas” será realizado na próxima quarta-feira, dia 24 de agosto, no Plenário Amynthas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O encontro foi solicitado à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo por iniciativa do vereador Heleno Abreu (PHS).

Os objetivos propostos são discutir a realidade do esporte educacional, de participação e de rendimento em Belo Horizonte; refletir sobre a importância, o papel e o espaço do esporte nas políticas sociais do município; conhecer e avaliar a realidade a partir da estrutura física, dos programas, das ações, dos recursos e do orçamento destinado ao esporte.

Ao final do encontro, será elaborado e aprovado um documento final com propostas para fortalecer e valorizar o esporte no município, bem como subsidiar e aprimorar a política municipal voltada para o setor.

Confira a programação:

8h às 8h30 - Credenciamento e recepção de autoridades

8h30 - Abertura Solene

9h às 10h30 - Painel I: A Educação Física e O Desporto Educacional em Belo Horizonte: Realidade e Perspectiva (espaço, equipamentos, programas, ações, eventos, formação profissional e recursos humanos e orçamentários).
Expositores: - Macaé Maria Evaristo - Secretária Municipal de Educação; Profª Drª Kátia Lúcia Moreira Lemos – Professora da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG; Everson Ciccarini – Presidente da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG) e Coordenador-Geral do Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG) e do Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI).

10h30 às 12h30 - Debates - Discussão, Votação e Aprovação de Propostas

12h30 às 13h30 – Almoço

13h30 às 16h - Painel II: O Desporto de Participação e Rendimento em Belo Horizonte: Realidade e Perspectiva (espaço, equipamentos, programas, ações, eventos, formação profissional e recursos humanos e orçamentários).
Expositores: Profª Vera Regina Guimarães - Coordenadora do Programa “Academias da Cidade” de Belo Horizonte e integrante do Grupo Intersetorial do Projeto de Promoção de Hábitos de Vida Saudáveis da Secretaria Municipal de Saúde; Prof. Sidney Jairo Zabeu –Gerente de Programas e Eventos Esportivos da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes; Profª Drª Ana Cláudia Porfírio Couto – Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Mestre em Educação Física pela UFMG, Doutora em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto; Prof. Dr. Emerson Silami Garcia – Diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Mestre em Educação Física pela Universidade do Colorado (USA) e Doutor em Fisiologia do Exercício pela Universidade do Estado da Florida (USA); Cap. Wallace Tardim dos Santos – Diretor de Corrida de Rua da Federação Mineira de Atletismo; Carlos Antônio Rios – Presidente da Federação Mineira de Voleibol.

16h às 18h - Debates - Discussão, Votação e Aprovação de Propostas

Parceiros:
Associação das Academias de Minas Gerais (ACADIMIG); Associação Mineira das Federações Esportivas (AMIFE-MG); Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH); Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (CREF); Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG); Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG); Instituto de Ciências, Biologia e Saúde da PUC; Secretaria Municipal Adjunta de Esportes; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; SESI MG; Sindicato dos Estabelecimentos de Natação, Ginástica, Recreação e Cultura Física de Minas Gerais (SENAGIC)