TERCEIRA IDADE

Vereadores são indicados para compor Conselho Municipal do Idoso

Vereadores são indicados para compor Conselho Municipal do IdosoA vereadora Silvia Helena (PPS) e o vereador Divino Pereira (PMN) foram indicados pelo Prefeito Márcio Lacerda como representantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte no Conselho Municipal do Idoso (CMI). Sílvia Helena será titular e Divino Pereira, suplente.

Vereadores são indicados para compor Conselho Municipal do IdosoA vereadora Silvia Helena (PPS) e o vereador Divino Pereira (PMN) foram indicados pelo Prefeito Márcio Lacerda como representantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte no Conselho Municipal do Idoso (CMI). Sílvia Helena será titular e Divino Pereira, suplente. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 9 de maio.

Para Silvia Helena, integrante da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, os membros do Conselho têm papel fundamental como mediadores entre o poder executivo e a sociedade. “Os membros do CMI devem verificar as demandas, analisar as políticas existentes e propor novas ações, promovendo o diálogo entre a Prefeitura e os cidadãos, para assim conseguir as mudanças necessárias que são tão importantes para a população”, ressaltou.

Apesar dos avanços nas políticas públicas específicas para a pessoa idosa e do Estatuto do Idoso, Silvia Helena ressalta que ainda existe muito trabalho a ser feito na consolidação de direitos. “Os maus tratos aos mais velhos fazem parte da nossa cultura social, sem falar do abandono em asilos e hospitais. Questões como a distribuição de medicamentos, a gratuidade no transporte intermunicipal e a reserva de vagas em estacionamentos precisam ser respeitadas”, comentou.

O Conselho Municipal do Idoso tem como competências promover a cooperação entre o poder executivo e a sociedade civil organizada na formulação e execução da política de atendimento aos idosos. Além disso, acompanha e fiscaliza as atividades dos órgãos e entidades públicas e privadas com atuação na área de atendimento, promoção e defesa dos direitos da terceira idade. O CMI é composto por 17 membros titulares e respectivos suplentes, todos com mandato de dois anos.

Superintendência de Comunicação Institucional.