SAÚDE MENTAL

Trabalho anti-drogas realizado pelo Cersam Barreiro é bem avaliado por comissão

Em visita técnica, a Comissão de Saúde e Saneamento elogiou o trabalho realizado, a equipe de profissionais e o espaço físico

quarta-feira, 17 Abril, 2019 - 14:45
Vereador Hélio da Farmácia, Kelly Nilo (gerente do CERSAM AD Barreiro), e Vânia Dolher (referência técnica em Saúde Mental do Barreiro), Valdemar Silva Filho, (Comissão de Saúde do Barreiro de Cima) e Vicentina Maria de Carvalho Maia (presidente da Comissão Local de Saúde do Barreiro de Cima), em visita técnica ao CERSAM AD Barreiro

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Criado em abril de 2013 e atendendo, por meio de demanda espontânea, à população que faz uso abusivo de álcool e outras drogas, nas Regionais Barreiro e Oeste, o Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) para Usuários de Álcool e Outras Drogas (AD) Barreiro foi vistoriado, nesta quarta-feira (17/4), pela Comissão de Saúde e Saneamento. Na visita técnica, o vereador Hélio da Farmácia (PHS), que solicitou a atividade, elogiou o trabalho realizado, a equipe de profissionais e o espaço físico.

Conforme observou o vereador, o Barreiro possui vários locais onde se concentram moradores de rua e usuários de drogas, como a Praça do Barreiro. Desta forma, o objetivo da visita foi conhecer o Cersam e ver de perto a realidade de profissionais e pessoas em situação de rua. Na oportunidade, ele considerou satisfatória a estrutura física e a metodologia de trabalho, ressaltando que na equipe não faltam profissionais.

Equipe e acompanhamento

Segundo Kelly Nilo, gerente do Cersam AD Barreiro, e Vânia Dolher, referência técnica em Saúde Mental do Barreiro, a unidade recebe encaminhamentos de diversos pontos da cidade, como SAMU, Polícia Militar e Hospital João XXIII. Atendendo em cinco consultórios, a equipe está completa, totalizando 70 profissionais, sendo composta por médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e residentes de Psiquiatria. Quanto à disponibilidade de medicamentos, a gestora informou que o suprimento atende à demanda.

Conforme o caso, os pacientes permanecem por todo o dia no Cersam, durante a semana; alguns passam inclusive a noite na unidade, onde permanecem por 24 horas; outros vão somente para consultas ambulatoriais. O tempo de permanência é sugerido de acordo com o projeto terapêutico que o paciente dá conta de sustentar em sua rotina. Desta forma, com o tempo, ele vai reduzindo o consumo de álcool e drogas e aumentando o tempo de permanência no Cersam, até criar estabilidade.

Acolhimento e trabalho intersetorial

Foi relatado na visita que há uma unidade de acolhimento transitório no Barreiro, para pacientes que, em função de conflitos com a família, não possuem moradia. Lá podem permanecer por até seis meses, desde que o acolhimento faça parte do projeto terapêutico. Quando necessário, os pacientes do Cersam AD Barreiro também são encaminhados para um abrigo no Bairro São Paulo, onde passam a noite e, no dia seguinte, retornam à unidade.

Vale ressaltar que o trabalho é intersetorial, realizado em conjunto com os centros de saúde, localizados em território próximo da moradia dos pacientes.  Por meio de parceria entre a área de Saúde e a Assistência Social, responsável pela abordagem de rua, são realizados estudos de caso e é elaborado um projeto terapêutico. O Cersam adota uma política de redução de danos, ajudando as pessoas a aprender a lidar com suas dificuldades e com a dependência. Um grupo de famílias acompanha esse trabalho, mas considera-se que a adesão ainda é pequena.

Ações propostas

Na visita, foi proposta a disponibilização de um abrigo no Barreiro e de um centro de apoio para a população de rua. Sugeriu-se também um trabalho educativo nas escolas, realizado por técnicos do Cersam AD Barreiro, e a divulgação dos serviços prestados pelo Centro de Referência e da política de saúde mental no Município. Quanto a questões mais pontuais, a comissão vai solicitar à Secretaria Municipal de Saúde uma tela para o campo de futebol existente no local.

Também estiveram presentes Valdemar Silva Filho, da Comissão de Saúde do Barreiro de Cima, e Vicentina Maria de Carvalho Maia, presidente da Comissão Local de Saúde do Barreiro de Cima.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para fiscalizar e avaliar as condições de pessoal e funcionamento do CERSAM AD Barreiro - Comissão de Saúde