SEMINÁRIO

Lutas, conquistas e perspectivas dos direitos das mulheres em pauta

Gratuito e aberto ao público, evento marcará lançamento de frente parlamentar voltada à proteção e defesa dos direitos femininos 

sexta-feira, 9 Março, 2018 - 19:15
Movimentos femininos continuam mobilizados na luta por direitos e combate à violência

Foto: Marcos Santos /Jornal da USP

Aproveitando as celebrações do mês de março, que inclui em seu calendário o Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará seminário sobre o tema no dia 26 de março, das 8h às 12h30. Dando continuidade às discussões iniciadas no encontro anterior, realizado em dezembro, as palestras, depoimentos e debates resgatarão o histórico das lutas e conquistas dos movimentos femininos e promoverão a reflexão da sociedade e do poder público sobre a necessidade de garantir e ampliar os direitos e espaços da mulher no mundo contemporâneo. Intervenções culturais de artistas mineiras também acompanharão o lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.

Requerido pelo vereador Edmar Branco (Avante), o seminário marcará o lançamento oficial da frente parlamentar, cuja criação foi encaminhada no encontro anterior realizado pela mesma comissão em dezembro de 2017, cujos debates tiveram como foco o “Fortalecimento da Mulher e o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente”. Também de autoria de Branco, o evento contou com a participação de representantes das diversas entidades e órgãos públicos que compõem a rede de proteção, como conselhos tutelares, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), comunidades escolares, unidades de saúde e Polícia Militar. Na ocasião, foi composta uma comissão permanente para propor e acompanhar e políticas públicas sobre os temas abordados.

Para participar, são aguardados os membros da Comissão de Direitos Humanos, incluindo a vereadora Áurea Carolina (Psol), que integra a Frente Parlamentar ao lado de Edmar Branco, e das colegas Cida Falabella (Psol), Marilda Portela (PRB) e Nely (PMN), são aguardados os participantes do seminário anterior, entidades e movimentos sociais, além de cidadãs e cidadãos interessados no tema.

Confira a programação, inscreva-se e participe!

Superintendência de Comunicação Institucional