MEIO AMBIENTE

Em visita técnica, vereadores defendem revitalização do Parque do Brejinho

Criação do equipamento foi decidida em 2006, mas a maior parte das obras ainda não saiu do papel

segunda-feira, 20 Março, 2017 - 19:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Em 2006, por meio de votação no Orçamento Participativo Digital, moradores da região da Pampulha escolheram criar, no Bairro São Francisco, o Parque Municipal do Brejinho, em área verde de 57 mil m², nas imediações da Avenida Antônio Carlos. A obra, inicialmente orçada em R$ 2,3 milhões, nunca saiu do papel. Para avaliar a situação do local, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizou visita técnica ao parque nesta segunda-feira (20/3), por requerimento do vereador Rafael Martins (PMDB). Lá, a comitiva parlamentar encontrou lixo, nascentes ameaçadas e descarte de esgoto, além de ouvir de moradores queixas sobre o uso do espaço para o consumo de drogas e a prática de crimes. A expectativa é que uma audiência pública seja realizada para que a comunidade e os parlamentares debatam com a prefeitura os planos para a efetiva construção do equipamento.

Representante da Fundação de Parques Municipais (FPM), Wellington Correia explicou que, embora a área verde esteja cercada e já conte com portaria, o Parque do Brejinho ainda não foi implantado. Faltam, dentre outras benfeitorias, a definição do traçado paisagístico, a construção de vias de passagem e de áreas de convivência. O projeto da obra, que deverá  ser realizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), ainda não foi elaborado. O órgão não mandou representantes para a visita técnica.

Lixo e insegurança

Enquanto a obra não começa, a comunidade reclama do abandono do parque. Segundo representantes da associação de moradores local, o espaço tem servido de esconderijo e rota de fuga para criminosos, bem como para consumo de drogas. Além dos problemas ligados à segurança, também causa preocupação o acúmulo de lixo e de entulho, do além descarte de esgoto e do abandono de veículos no local. A situação preocupa porque há pelos menos cinco nascentes e o risco de que a sujeira e o acúmulo de detritos prejudiquem a qualidade da água.

Membro da Comissão de Meio Ambiente, o vereador Edmar Branco (PTdoB) lamentou a situação do parque e cobrou diligência do poder público na resolução dos problemas. Na mesma perspectiva, Rafael Martins pediu intervenções urgentes para a retirada do lixo, dos veículos e do entulho abandonado. O parlamentar criticou ainda a ausência de representantes da Sudecap na visita técnica, apesar de o convite ter sido formalizado pela comissão. “As obras de implantação do parque cabem à Sudecap. Ausência de um representante na visita técnica denota omissão por parte dos responsáveis, porque impede que a gente entenda os motivos do atraso e as perspectivas para o parque”, destacou o parlamentar.

Para aprofundar o debate o sobre o tema, Rafael Martins afirmou que espera protocolar, já nos próximos dias, requerimento para a realização de uma audiência pública sobre o assunto. O objetivo vai ser conhecer as razões que impediram o parque de sair do papal, bem como os planos da prefeitura para a definitiva implantação do equipamento, em acordo com o que foi decidido pela comunidade por meio do Orçamento Participativo.

Superintendência de Comunicação Institucional 

[flickr-photoset:id=72157679238408762,size=s]