DIREITO DO CONSUMIDOR

Procon na Câmara dá dicas para aquisição consciente de produtos e serviços

Unidade está aberta ao cidadão de segunda a sexta, de 8h às 17h, no prédio da CMBH, Bairro Santa Efigênia. Acesso pela Av. Churchill

segunda-feira, 5 Dezembro, 2016 - 19:45

Designed by Pressfoto / Freepik

Auxiliando o cidadão na resolução de problemas com fornecedores ou prestadores de serviço, o Procon (Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor),que tem um posto instalado no Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal, presta esclarecimentos sobre direitos do consumidor, colaborando na mediação e solução de problemas. Além disso, o Procon promove campanhas, com a distribuição de cartilhas, a fim de orientar o cidadão em assuntos como dívidas e finanças pessoais.

Pesquisar preços, avaliar produtos e serviços ofertados e informar-se sobre os fornecedores, como lojas ou supermercados, por exemplo, são medidas recomendadas pelo Procon. Outra orientação é que o consumidor não compre nada por impulso, adquirindo somente produtos e serviços necessários.

É importante, também, observar as embalagens de produtos e ler as informações contidas nos rótulos, escolhendo aqueles que melhor atendam à demanda do consumidor, evitando produtos prejudiciais à saúde. Não se pode esquecer, ainda, de conferir dados como nome do estabelecimento e do produto, quantidade, data e preço registrados na nota ou cupom fiscal.

Outra orientação do Procon é guardar todos os documentos relacionados à compra do produto ou à aquisição do serviço, pois estes são indispensáveis no caso de problemas.

É fundamental, também, que o consumidor leia com cuidado o contrato e documentos a serem assinados, e avalie, por fim, escolhas e hábitos de consumo, priorizando produtos que não prejudiquem o meio ambiente.

Quando sentir-se lesado, o cliente deve reclamar diretamente com o fornecedor e, quando preciso, deve procurar um órgão de defesa do consumidor, a fim de registrar sua reclamação e exigir os seus direitos.

O posto do Procon na Câmara de BH funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acesso deve ser feito pela Portaria 3, na Avenida Churchill, no Bairro Santa Efigênia. Como chegar (mapa). Ligue (31) 3555-1268 ou saiba mais aqui.

Superintendência de Comunicação Institucional