Núcleo de Cidadania
Institucional Sine
Juizado de Conciliação Posto de Identificação
Procon Internet Popular
Refeitório Popular

SINE - Sistema Nacional de Emprego

Para tirar carteira de trabalho ou requerer seguro-desemprego, o cidadão conta com um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), no Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Implantado em parceria da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego e da Câmara Municipal, o Sine também funciona como agência de empregos, encaminhando trabalhadores para o mercado. O órgão oferece, ainda, cursos de qualificação gratuitos para trabalhadores desempregados e requerentes do seguro-desemprego. Em média,  650 pessoas por mês são atendidas pelo Sine.

 

.    

 

Endereço:  Avenida dos Andradas, 3.100, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG - CEP: 30260-900

Atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h

Telefone: (31)3555-1310/1267

Sugestões: (31) 3555-1252

E-mail: cooass@cmbh.mg.gov.br

Seguro desemprego: o cidadão deve agendar anteriormente pela internet antes de comparecer ao Sine.

Procedimentos: entrar no site  www.mg.gov.br, acessar
“Serviços” (lado esquerdo da página), selecionar o link "Agendamento online - Veja aqui quais serviços estão disponíveis". Clicar em “Requerimento do Seguro-desemprego” e seguir as instruções. Imprimir agendamento.

Documentação: agendamento impresso, requerimento do seguro-desemprego via verde e marrom (conseguido na empresa do trabalhador), termo de rescisão de contrato, carteira de trabalho, identidade, CPF, chave de conectividade da Caixa Econômica federal, termo de quitação ou termo de homologação.

Prazos: o segurado deve fazer o agendamento online em até 90 dias após a demissão, e comparecer ao Sine de 8 a 120 dias após a mesma. Para empregados domésticos, o prazo de comparecimento é de 8 a 90 dias após a demissão.

Carteira de trabalho

Procedimentos: entrar no site www.mg.gov.br .
Selecionar a janela "Agendamento online - Veja aqui quais serviços estão disponíveis". Clicar em “Emissão da Carteira de Trabalho”.
Selecionar a unidade do Sine e preencher todos os dados.
Salvar e imprimir.

Fotos: a foto será tirada na hora, no Sine. É proibido usar camiseta sem manga, camisa de propaganda ou time de futebol e decotes. A camisa deve ser preferencialmente lisa.

Documentos necessários para a 1ª via: original da identidade ou certidão original de nascimento, originais e cópias do CPF e do comprovante de residência.

Documentos necessários para a 2ª via: original da identidade ou certidão original de nascimento, originais e cópias do CPF e do comprovante de residência e carteira de trabalho anterior.

Perda, roubo ou furto: em caso de perda, roubo ou furto da carteira anterior, é necessário portar o boletim de ocorrência para fazer a 2ª via, além do número da carteira anterior, que deve ser retirado no Ministério do Trabalho (Rua Curitiba 832, 2º andar). 

Horário: 
2ª a 6ª feira - 08h às 17h
Telefone: 
(31)3555-1310/3555-1267